Empoderar para quê?

Empoderar é uma das palavras da moda. A rigor, ela nem existe no vocabulário brasileiro. É uma apropriação livre de emporwement, do inglês, que segundo o dicionário Oxford significa “tornar alguém mais forte e mais confidente, especialmente no controle da própria vida e na reivindicação de seus direitos”. Neste sentido, empoderar faz todo o sentido: temos mais acesso à informação, temos mais poder de escolha e consequentemente, temos mais autonomia para tomar decisões.

Provocados pela popularização do termo, o Studio Ideias, por meio de um questionário online, fez uma enquete com uma enquete com 1.517 internautas, de 20 a 54 anos, pelo Brasil. O objetivo: entender o que as pessoas entendem por poder, quando se sentem empoderadas, quando se sentem impotentes, sobre quem exercem poder e quem exerce poder sobre elas. 

INFO_1

As respostas estão reunidas no gráfico acima e confirmam o que os embates – e muitas vezes agressões físicas – nas ruas, nas redes sociais, nos palanques digitais vem deixando claro: sofremos uma crise de alteridade. Para grande parte das pessoas, “ter poder” significa conseguir fazer tudo o que se quer ou passa pela eliminação do outro. Fica clara a nossa dificuldade, como sociedade, de propiciar um convívio sadio entre as diferenças.

Entender o que há por trás disso – e como “sair dessa” – é o que queremos fazer, propondo um livre debate neste blog.

E aí, o que você pensa sobre isto?

Responder a Empoderar para quê?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s